terça-feira, 21 de junho de 2011

ATIVIDADE - O psiquismo culturalizado


ATIVIDADE: O PSIQUISMO CULTURALIZADO
Por Ricardo Ottoni Vaz Japiassu

O psiquismo culturalizado funda-se sobre a prática laboral criativa das mulheres, homens e crianças - a partir da qual surgem e se desenvolvem, no curso da história, diferentes formas de ocupação social (cognoscitiva, artística, religiosa etc).
O entendimento do funcionamento mental tipicamente humano como atividade pressupõe que os seres humanos, através do processo de apropriação da experiência cultural, reproduzem em sí as formas históricas de organização de sua conduta para transformação colaborada do mundo natural, que se apoiam no uso de ferramentas e sofisticados sistemas de comunicação para organização de suas ações conjuntas.
Quando se tem em mente os fundamentos histórico-culturais do psiquismo humano pode-se compreender com clareza o poder da dimensão social na configuração da atividade psíquica das mulheres, homens e crianças.
Toda a atividade objetal do sujeito (ações sobre objetos) sempre vincula-se à satisfação de uma necessidade ou carência que a pessoa experimenta.
A necessidade deflagra nas pessoas a busca de satisfação. Na busca de satisfação à determinada carência manifesta-se toda a plasticidade da atividade tipicamente humana.
Inicialmente dirigida pelo objeto externo do desejo, a atividade do sujeito passa a ser guiada pela planificação intrapsíquica de suas ações.
Em resumo:  a atividade psíquica tipicamente humana, na perspectiva histórico-cultural, justifica-se pela busca de satisfação das necessidades de solucionar desafios apresentados pelo mundo natural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário